Usar a função PROCV para buscar em várias planilhas ao mesmo tempo

Olá pessoas Excelentes!
Recentemente recebi um comentário aqui no site perguntando se existe uma maneira de utilizar o PROCV para obter um resultado buscando-se em diversas planilhas. Bem… inicialmente podemos dizer que não, mas, como gostamos de brincar com Excel, podemos, perfeitamente, simular essa solução com o auxílio de nossos conhecimentos já adquiridos aqui no site, fazendo um mix de funções e montando uma fórmula ideal para atender a esta necessidade.
Quando nós aprendemos a usar o PROCV para pesquisar em nossas planilhas parace que tudo fica mais fácil, não é? Talvez este seja o caso deste nosso leitor, contudo, ele se deparou com algumas limitações que não se adequam a estrutura já utilizada em sua planilha. Acontece bastante. Ou faz-se as modificações para poder utilizar a função que solucionaria sua aplicação ou trabalha-se em buscar alternativas e “macetes” para atingir o resultado esperado. Na maioria das vezes, posso adiantar que é possível.

Vamos ver como faremos neste caso.

O problema

A função PROCV pesquisa algum conteúdo numa tabela e retorna qualquer valor correspondente numa determinada coluna da tabela pesquisada. Para saber melhor como funciona, leia o artigo sobre PROCV.
Ou seja, com ela, conseguimos retornar algum dado específico que corresponda ao termo procurado em uma e somente uma tabela de referência. E no nosso problema, temos 5 tabelas onde queremos procurar algo e retornar na mesma célula.
Exemplificando, poderia ser o caso de, em um mesmo arquivo, nós tivéssemos uma lista telefônica de clientes de cada filial em planilhas separadas. Com isso, quando eu criasse a fórmula, gostaria de digitar o nome de algum cliente e obter o número de seu telefone.

Dessa maneira, gostaria de pesquisar em todas as listas.
Para fazer a pesquisa simples em apenas uma planilha, poderíamos usar a fórmula:
=PROCV ( A1; CadastroLoja1!A1:B10; 2 ;0 )
Neste exemplo estou pesquisando apenas na planilha CadastroLoja1. Como fazer para buscar nas demais planilhas e retornar o resultado na mesma célula?
 

Apresentando uma solução

Se você já leu como resolver problemas como #N/D, #REF ou outras mensagens de erro nas fórmulas vai entender mais facilmente a solução que vou propor. Caso não tenha lido ainda, leia para ficar por dentro destas outras funções, pois vamos utilizá-las para resolver esta questão.
A idéia é, basicamente, forçar a procura em cada planilha até que um resultado válido seja encontrado. Como?
Sabemos que o PROCV retorna o erro #N/D quando não encontra o termo pesquisado. Assim, podemos definir a função SEERRO para verificar o resultado e caso seja #N/D, sabemos que nada foi encontrado e então pesquisamos na próxima planilha e assim sucessivamente até a última planilha enquanto nenhum valor válido for retornado.
Veja um exemplo de uso simples da função SEERRO para este caso:
=SEERRO ( PROCV ( A1; CadastroLoja1!A1:B10; 2 ;0 ) ; “Não Encontrado” )
Para resolver nossa questão vamos aninhar mais alguns destes agrupamentos de acordo com as planilhas que queremos pesquisar. Assim:
=SEERRO ( PROCV(A2;CadastroLoja1!A1:B10;2;0); SEERRO(PROCV(A2;CadastroLoja2!A1:B10;2;0); SEERRO(PROCV(A2;CadastroLoja3!A1:B10;2;0); SEERRO(PROCV(A2;CadastroLoja4!A1:B10;2;0); SEERRO(PROCV(A2;CadastroLoja5!A1:B10;2;0); “Valor não encontrado”)))))
 
A pesquisa será feita gradativamente até encontrar um resultado válido.
 
Então é isso pessoal, espero que tenham gostado.
Façam o download da planilha com os exemplos deste artigo. O link está lá no final do artigo.
Comentem, compartilhem no twitter, facebook, google +.
Se inscrevam para receber nosso boletim de atualizações do site e siga-nos pelo twitter. Isso ajuda bastante galera!!!
 
Um abraço.
Se quiserem se aprofundar um pouco mais nestas funções primordiais do Excel como PROCV, SOMA, DESLOC, e outras, adquiram meu eBook – Aprenda as 7 Fórmulas do Excel Que Podem Salvar Sua Vida. Tem muita coisa boa lá.

2 Responses

Leave a Comment