Classificando Números em Ordem Crescente e Decrescente

Olá amigos!
Essa dica vai para aquelas situações onde precisamos classificar uma determinada listagem e a ferramenta “Classificar” não atenderia da maneira que precisamos naquele momento. Lembre-se que a ferramenta classificar reorganiza toda a disposição dos dados nas colunas. No entanto, há situações em que precisamos apenas de gerar informações com aqueles dados e uma alteração de layout não seria interessante.
Nesse caso, apresento uma solução em que, uma listagem numérica disposta aleatóriamente será exibida em outras colunas classificadas em ordem crescente e decrescente, respectivamente.
A solução que vou demonstrar utiliza-se de fórmulas do excel, ou seja, é uma solução dinâmica, bem útil para aquelas situações que sofrem atualizações constantes. Este caso é parecido com o que eu falei no artigo sobre inversão de tabelas da horizontal para vertical, pois existe o recurso desta ação pelo menu do Excel ou através de fórmulas, para os casos mais dinâmicos.

Entendendo a questão

Digamos que você tenha uma listagem como mostrada na figura abaixo.
0305_p
E queira exibir seus dados classificados em outras duas colunas. Assim:

 

Apresentando a solução

 
Para exibir a lista classificada do menor para o maior (ordem crescente), utilize a fórmula, inserindo-a em todas as linhas adjacentes as linhas da coluna B:
=MENOR($B$3:$B$27;LIN()-LIN($C$3)+1)
E para classificar de forma inversa, do maior para o menor (ordem decrescente), digite a fórmula:
=MAIOR($B$3:$B$27;LIN()-LIN($D$3)+1)
O resultado ficará assim:
0305_03_p1
Bem legal né.
Quer aprender mais sobre Excel? Indico um curso online muito bom. Você acessar várias vídeo-aulas bem explicativas e no fim do curso recebe um Certificado de Conclusão. Veja o curso aqui.
Um abraço.

MENOR Retorna o menor valor k-ésimo do conjunto de dados. Use esta função para retornar valores com uma posição específica relativa em um conjunto de dados.Sintaxe
MENOR(matriz;k)
Matriz é uma matriz ou intervalo de dados numéricos cujo menor valor k-ésimo você deseja determinar.
K é a posição (a partir do menor) na matriz ou intervalo de dados a ser fornecido.
Comentários

  • Se matriz estiver vazia, MENOR retornará o valor de erro #NÚM!.
  • Se k ≤ 0 ou k exceder o número de pontos de dados, MENOR retornará o valor de erro #NÚM!.
  • Se n for o número de pontos de dados em matriz, MENOR(matriz;1) será igual ao menor valor, e MENOR(matriz;n) será igual ao maior valor.
MAIOR Retorna o menor valor k-ésimo do conjunto de dados. Use esta função para retornar valores com uma posição específica relativa em um conjunto de dados.Sintaxe
MAIOR(matriz;k)
Retorna o maior valor k-ésimo de um conjunto de dados. Você pode usar esta função para selecionar um valor de acordo com a sua posição relativa. Por exemplo, você pode usar MAIOR para obter o primeiro, o segundo e o terceiro resultados.
Matriz    é a matriz ou intervalo de dados cujo maior valor k-ésimo você deseja determinar.
K    é a posição (do maior) na matriz ou intervalo de célula de dados a ser fornecida.
Comentários

  • Se a matriz estiver vazia, MAIOR retornará o valor de erro #NÚM!.
  • Se k ≤ 0 ou se k for maior que o número de pontos de dados, MAIOR retornará o valor de erro #NÚM!.

Se n for o número de pontos de dados em um intervalo, MAIOR(matriz;1) retornará o maior valor e MAIOR(matriz;n) retornará o menor valor.

Ref.: https://www.exceltip.com/working-with-formulas/sorting-numbers-in-ascending-or-descending-order.html

46 Responses

Leave a Comment