Calendário Permanente – Saiba o dia da semana que você nasceu

Salve! Salve! Leitores…
Vou disponibilizar um exemplo bem prático para construir um calendário permanente. Com este calendário você poderá extrair diversas funções úteis no seu dia a dia. Quantas vezes precisamos ter algumas informações simples e ficamos absolutamente perdidos por não conseguirmos com a facilidade que necessitamos. Exemplo disto é quando precisamos saber o dia da semana em que vivenciamos algum fato. Nesta planilha, você poderá saber, por exemplo, o dia da semana em que você nasceu. Vamos considerar algumas funções.

Informando a data da ocorrência desejada você obterá o dia da semana correspondente e a quantidade de tempo decorrido em anos. Novas funcionalidades poderão ser acrescentadas de acordo com suas necessidades.
Foram usadas as funções:
DIA.DA.SEMANA – Exibe o dia da semana.
DIA – Extrai o dia na data informada.
MÊS – Extrai o mês na data informada.
ANO – Extrai o ano na data informada.
DIAS360 – Calcula o tempo decorrido em dias entre duas datas.
ESCOLHER – Escolhe um valor em uma matriz. Usada para transformar o resultado da extração do dia da semana e do mês em valores de texto.
Bom é isso aí. Até mais.

Termos aprendidos neste artigo:

DIA.DA.SEMANA Retorna o dia da semana correspondente a uma data. O dia é dado como um inteiro, variando de 1 (domingo) a 7 (sábado), por padrão.
Sintaxe
DIA.DA.SEMANA(núm_série; retornar_tipo)
Núm_série é um número seqüencial que representa a data do dia que você está tentando encontrar. As datas devem ser inseridas com a função DATA ou como resultado de outras fórmulas ou funções. Por exemplo, use DATA(2008;5;23) para 23 de maio de 2008. Poderão ocorrer problemas se as datas forem inseridas como texto.
Retornar_tipo é um número que determina o tipo do valor retornado.

Retornar_tipo Número retornado
1 ou omitido Números 1 (domingo) a 7 (sábado). Como nas versões anteriores do Microsoft Excel.
2 Números 1 (segunda-feira) a 7 (domingo).
3 Números 0 (segunda-feira) a 6 (domingo).
DIA Retorna o dia de uma data representado por um número de série. O dia é dado como um inteiro que varia de 1 a 31.
Sintaxe
DIA(núm_série)
Núm_série    é a data do dia que você está tentando encontrar. As datas devem ser inseridas com a função DATA ou como resultado de outras fórmulas ou funções. Por exemplo, use DATA(2008,5,23) para 23 de maio de 2008. Poderão ocorrer problemas se as datas forem inseridas como texto.
MÊS Retorna o mês de uma data representado por um número de série. O mês é fornecido como um inteiro, variando de 1 (janeiro) a 12 (dezembro).
Sintaxe
MÊS(núm_série)
Núm_série    é a data do mês que você está tentando encontrar. As datas devem ser inseridas com a função DATA ou como resultado de outras fórmulas ou funções. Por exemplo, use DATA(2008,5,23) para 23 de maio de 2008. Poderão ocorrer problemas se as datas forem inseridas como texto.
ANO Retorna o ano correspondente a uma data. O ano é retornado como um inteiro no intervalo de 1900-9999.
Sintaxe
ANO(núm_série)
Núm_série    é a data do ano que você deseja localizar. As datas devem ser inseridas com a função DATA ou como resultado de outras fórmulas ou funções. Por exemplo, use DATA(2008;5;23) para 23 de maio de 2008. Poderão ocorrer problemas se as datas forem inseridas como texto.
DIAS360 Retorna o número de dias entre duas datas com base em um ano de 360 dias (doze meses de 30 dias). Use esta função para ajudar no cálculo dos pagamentos, se o seu sistema de contábil estiver baseado em doze meses de 30 dias.
Sintaxe
DIAS360(data_inicial;data_final;método)
Data_inicial e data_final são as duas datas entre as quais você deseja saber o número de dias. Se data_inicial ocorrer após data_final, DIAS360 retornará um número negativo. As datas devem ser inseridas com a função DATA ou como resultado de outras fórmulas ou funções. Por exemplo, use DATA(2008,5,23) para 23 de maio de 2008. Poderão ocorrer problemas se as datas forem inseridas como texto.
Método é um valor lógico que especifica que método será usado no cálculo, o americano ou o europeu.

Método Definido
FALSO ou omitido Método US (NASD). Se a data inicial for o dia 31 de um mês, ela se tornará igual ao dia 30 do mesmo mês. Se a data final for o dia 31 de um mês e a data inicial for anterior ao trigésimo dia de um mês, a data final se tornará igual ao dia primeiro do próximo mês. Caso contrário, a data final se tornará igual ao trigésimo dia do mesmo mês.
VERDADEIRO Método europeu. A data inicial e final que ocorrer no dia 31 de um mês se tornará igual ao trigésimo dia do mesmo mês.
ESCOLHER Use núm_índice para retornar um valor da lista de argumentos de valor. Use ESCOLHER para selecionar um valor entre 29 valores que se baseie no número de índice. Por exemplo, se do valor1 até o valor7 forem os números da semana, ESCOLHER retorna um dos dias quando um número entre 1 e 7 for usado como núm_índice.
Sintaxe
ESCOLHER(núm_índice;valor1;valor2,…)
Núm_índice especifica o argumento de valor selecionado. Núm_índice deve ser um número entre 1 e 29, ou uma fórmula ou referência a uma célula que contenha um número entre 1 e 29.

  • Se núm_índice for 1, ESCOLHER retornará valor1; se for 2, ESCOLHER retornará valor2; e assim por diante.
  • Se núm_índice for menor do que 1 ou maior do que o número do último valor na lista, ESCOLHER retornará o valor de erro #VALOR!.
  • Se núm_índice for uma fração, será truncada para o menor inteiro antes de ser usada.

Valor1,valor2,… são 1 a 29 argumentos de valor a partir dos quais ESCOLHER seleciona um valor ou uma ação a ser realizada com base no núm_índice. Os argumentos podem ser números, referências de célula, nomes definidos, fórmulas, funções ou texto.

ARREDONDAR.PARA.BAIXO Arredonda um número para baixo até zero.
Sintaxe
ARREDONDAR.PARA.BAIXO(núm;núm_dígitos)
Núm é qualquer número real que se deseja arredondar.
Núm_dígitos é o número de dígitos para o qual se deseja arredondar núm.
Comentários

  • ARREDONDAR.PARA.BAIXO funciona como ARRED, com a diferença de sempre arredondar um número para baixo.
  • Se núm_dígitos for maior do que 0, então o número será arredondado para baixo pelo número de casas decimais especificado.
  • Se núm_dígitos for 0, núm será arredondado para baixo até o inteiro mais próximo.
  • Se núm_dígitos for menor do que 0, então o número será arredondado para baixo à esquerda da vírgula decimal.

3 comentários em “Calendário Permanente – Saiba o dia da semana que você nasceu”

  1. Gostei muito das digas e orientações, adoro usar o excel, aprendo alguma coisa na marra e logico aproveitando digas e instruções como pessoas iguais a vc, que interressa em divulgar conhecimento. Um abraço, e continue.

    Responder
  2. Boa noite!! Sou bem iniciante no excel e talvez esteja perguntando bobagem.
    Com relação a função dia da semana, como faço para o excel me mostrar o resultado em palavras e não números. Por exemplo, em vez de ele me retornar 1, 2 , etc, ele retorna DOMINGO, SEGUNDA, Etc!!
    Gostaria de dizer também que naveguei em diversos sites sobre excel e com certeza, o seu é o melhor que já visitei!
    Obrigado!

    Responder

Deixe um comentário