Atalho – Inserir Data e Hora Atuais

Olá pessoal.
Mais um artigo da série dicas.
Na maioria das planilhas que criamos precisamos trabalhar com datas, nem que seja uma simples inscrição do dia atual e da hora naquele momento. Será que sempre que necessitarmos escrever uma data numa planilha teremos que olhar para o calendário na parede ou para o nosso relógio para nos certificarmos da data real. Ninguém merece isso! O Excel te ajuda nisso. Veja como se livrar dessa limitação.
Bem, uma das fórmulas mais conhecidas por todos, é a fórmula AGORA(). Ela só não é mais famosa que a fórmula SOMA(). Enfim. Sabemos que esta função nos permite visualizar, em tempo real, a data e hora atuais do sistema. Um detalhe importante sobre ela é que a cada atualização na planilha, ou seja, sempre que qualquer célula for recalculada, tiver seu conteúdo modificado, a função AGORA() também será atualizada, ok.
Para usá-la, digite =AGORA() na célula que deseja mostrar a data. E depois use a formatação de célula para exibir do jeito que lhe seja mais agradável, pois o retorno padrão da fórmula é dia-mês-ano hora-minuto-segundo.
Mas, como eu disse anteriormente, esse conteúdo será modificado a cada alteração na planilha. Se desejar que a data exibida seja uma data fixa, imutável, que registre apenas o momento em que você digitou, você teria que digitá-la manualmente, sem auxílio de fórmula. Ah! Que pena. Voltei ao ponto inicial. Terei que olhar pro relógio pra me certificar da data e hora real? Você pode se questionar. Calma. Há uma solução.
Basta pressionar no teclado as seguintes combinações de teclas:
Ctrl + ; (Insere a Data Atual)
Ctrl + Shift + ; (Insere a Hora Atual)
Grande abraço.

6 Responses

Leave a Comment