Olá pessoal! Tudo Excelente com vocês?

Planejamento Financeiro - Como Controlar  suas Finanças com o Fluxo de Caixa no Excel

Dinheiro é muito bom não é mesmo? Claro que é! Principalmente quando está em nosso bolso, não é verdade? Mas, para que isso se torne uma realidade constante, além de muito trabalho, é fundamental que exista um controle minucioso e freqüente de todas as nossas movimentações financeiras. Toda essa precaução é extremamente útil a fim de evitar sustos desnecessários e intermináveis dores de cabeça futuras.

O planejamento financeiro é ponto chave para o sucesso ou fracasso de suas finanças, sejam pessoais ou de seus negócios. Se você tem conhecimento do que entra ou sai de suas operações financeiras, pode alcançar uma visão mais apurada da situação e prever casos críticos com maior facilidade e precisão. Isso ajuda muito na tomada de decisão. Eu diria que é crucial para o seu sucesso.

A disciplina torna-se uma postura vital para que o planejamento financeiro mostre resultados perceptíveis e satisfatórios. Esta é tão somente uma das diversas etapas de um planejamento financeiro de sucesso que devem ser observadas passo-a-passo para obter êxito nesta tarefa.

 

Como o Excel pode auxiliar neste controle financeiro?

 

É bom que seja dito que o triunfo na gestão financeira deve-se, primordialmente, ao seu empenho pessoal. As ferramentas apenas apoiam e facilitam essa administração. O Excel possui inúmeras alternativas e soluções que permitem esse suporte gerencial, uma delas é o Controle de Fluxo de Caixa (Cashflow).

A planilha que disponibilizo no final deste artigo é somente um modelo entre os diversos existentes. Cada modelo pode ser adaptado para usar em controles específicos. Demonstrarei aqui um tipo simples para gestão de uma pequena empresa. Uma adaptação de um modelo disponível no site do Sebrae.

Não vou focar aqui nos princípios e detalhes de como elaborar um fluxo de caixa para projetar suas receitas e despesas, mas, no uso da planilha.

 

Qual a função do Fluxo de Caixa?

 

Através do fluxo de caixa podemos analisar a diferença entre as receitas e despesas de nossas movimentações financeiras, observando o saldo resultante para que possamos tomar as providências necessárias. Dessa forma, podemos dizer que, o fluxo de caixa é uma ferramenta que permite ao gestor, avaliar e comandar as finanças sob sua responsabilidade.

As operações básicas utilizadas são a inserção dos valores de recebimentos, de pagamentos e da situação das contas, para uma comparação. O saldo exibido no relatório deve assemelhar-se ao saldo em conta da empresa. Não podemos, entretanto, comparar saldo negativo (déficit) com prejuízo, pois este, refere-se a balanço de vendas, ou seja, a diferença entre as vendas e os custos e despesas. Embora possamos identificar os fatores que determinam o sucesso ou fracasso financeiro através do fluxo de caixa, não é certo dizer que alcançamos lucro ou prejuízo. O que conseguimos mensurar é a necessidade de aportes financeiros, diminuição de custos em determinados itens, etc.

 

Como usar a planilha?

 

A planilha é bem fácil de usar. Está separada por valores de entrada (receitas), valores de pagamentos (despesas) e uma parte para o desmembramentos dos saldo em contas. De modo que, é possível fazer a comparação do caixa com o saldo real das contas.

Os totais e saldos são calculados automaticamente.Você tem que inserir, além das receitas e despesas diárias, apenas o primeiro saldo inicial, os seguintes são calculados por fórmula, transportando o saldo do dia anterior.

 

Como expliquei no início, é FUNDAMENTAL que você faça o acompanhamento diário, para um resultado satisfatório.

Em breve postarei mais modelos de planilhas de controle para vocês.

 

Então é isso!

Se você gostou, ajude a gente… Compartilhe no Facebook, Twitter… Enfim parece pouco, mas, ajuda demais.

Até a próxima.

Antes de efetuar o download do arquivo de exemplo, convido você a socializar conosco.

Escolha uma das opções abaixo. Seguir no twitter, assinar nossa Newsletter...

Isso nos ajuda na divulgação do site e te permite ficar sempre atualizado das novidades. Fico muito grato pela sua colaboração.

Digite seu email:

Você receberá um email para ativar o cadastro, ok!