Olá pessoas EXCELentes!!!

Dando continuidade a série de dicas sobre correção de erros, agora falaremos sobre a mensagem de erro #NOME?.

Veja todos as dicas desta série:

Parte 1 – Erro #N/D
Parte 2 – Erro #VALOR!
Parte 3 – Erro #REF!
Parte 4 – Erro #DIV/0!
Parte 5 – Erro #NÚM!
Parte 6 – Erro #NOME? (Aprenderemos agora!)
Parte 7 – Erro #NULO!

 

O que significa #NOME?

O tipo de erro #NOME? significa que o Excel não conseguiu identificar algum texto na composição de sua fórmula, como por exemplo, o nome de uma função que tenha sido digitado incorretamente. Se a função DATA.VALOR for digitada sem o ponto (.), ou seja, DATAVALOR, será gerado esta mensagem de erro.

Veja os demais casos que também podem ocasionar este erro.

Ainda, tomando o caso citado acima, vejamos um exemplo no caso de uma função ser fornecida com algum erro de digitação ou não exista no projeto. Isto serve tanto para as funções próprias do Excel (SE, SOMA, PROCV, etc) ou funções criadas pelo usuário.

Observe:

= CONTAR.VAZIO(A1:A10) // Escrita corretamente!

= CONTARVAZIO(A1:A10) // Faltou o ponto! O excel não reconhecerá a fórmula. Resultado: #NOME?

Se a fórmula fizer uma chamada a uma função personalizada em outra pasta de trabalho ou na própria pasta, e esta não existir, ocorrerá um erro. Digamos que seja feita uma requisição da função definida pelo usuário para calcular o CR de um aluno, mas, por algum motivo essa função não exista no projeto (tenha sido apagada ou esquecida de ser implementada)

=CalcularCR(A1:B10) // Resultado: #NOME?    Pois não foi possível recuperá-la para retornar um resultado.

Isto serve também para alguma função que exista numa versão superior do Excel e foi utilizada numa planilha e posteriormente tente ser aberta numa versão inferior da ferramenta, ok. É o caso do SOMASES, por exemplo, não existe na versão 2003, mas, já está presente no Excel 2010.

Existem funções que estão disponíveis em Suplementos do Excel, como é o caso da fórmula CONVERTEREURO. Nestas situações ocorrerá o erro se o suplemento emquestão não estiver habiltado.

Outra possível causa para o erro #NOME? seria se a referência a algum intervalo possuísse erro na grafia. Poderia ser a omissão de dois pontos (:) na descrição do intervalo, ou um intervalo nomeado inexistente ou com a ortografia incorreta.

=SOMA(Receitas) // Resultado: #NOME?   O intervalo nomeado Receitas não foi definido, ou seja, não existe

=SOMA(A1C30) // Resultado: #NOME?   Omissão de dois pontos (:). O correto seria SOMA(A1:C30)


 

Como solucionar?

 

A seguir, apresento algumas maneira para corrigirmos estes problemas.

  • No caso de estar usando funções que necessitem de Suplementos, tente habilitá-los. Para instalar esse suplemento, faça o seguinte:
    1. Clique na guia Arquivo e em Opções.
    2. Clique na categoria Suplementos.
    3. Na caixa de listagem Gerenciar, clique em Suplementos do Excel e em Ir.
    4. Na lista Suplementos disponíveis, marque a caixa de seleção referente ao suplemento desejado, no caso de CONVERTEREURO, utilizado em nosso exemplo, selecione Ferramentas para o Euro e clique em OK.

     

  • Se estiver utilizando um intervalo nomeado, certifique-se que ele tenha sido definido e esteja digitado corretamente.Ex: =SOMA(Receitas)      Receitas corresponde ao intervalo A1:A10Para fazer isto, siga estes passos:
    1. Na guia Fórmulas, no grupo Nomes Definidos, clique em Gerenciador de Nomes.
    2. Na caixa de diálogo Gerenciador de Nomes, verifique se o nome está listado.
    3. Se o nome não estiver listado, feche a caixa de diálogo e adicione o nome clicando em Definir Nome no grupo Nomes Definidos.

     

  • Verifique se os intervalos estão definido corretamente com os dois pontos.
  • Certifique-se que as fórmulas que juntam textos com resultados de outras funções estejam com seus conteúdos textuais digitados entre aspas. Exemplo: =”O aluno tem média final: ” & MÉDIA(C1:C4)
  • Informe a função correta para a fórmula. Se você não sabe onde está o erro na digitação da função, siga estes passos:
    1. Selecione a célula com a fórmula que contém a função com a ortografia incorreta. Na barra de fórmulas (encontra-se na parte superior da janela do Excel usada para inserir ou editar valores ou fórmulas em células ou gráficos. Exibe o valor constante ou a fórmula armazenada na célula ativa.) , selecione o nome da função com a ortografia incorreta.
    2. Na Caixa de Nome (à esquerda da barra de fórmulas), clique na seta e selecione uma função na lista que o Excel sugerir.
    3. Se você não localizar a função desejada, clique em Mais Funções para visualizar todas as funções da planilha disponíveis. Em seguida, localize a função que deseja usar.
    4. Na caixa de diálogo Argumentos da Função, analise os valores do argumento e clique em OK para preencher a fórmula.

 

Com estas ações, você poderá corrigir possíveis erros na digitação de suas fórmulas. Se o caso, não for passível de correção, ou seja, um erro seja esperado ou previsto no retorno de sua fórmula, mas, você quer tratar este erro para que sua planilha fique mais elegante, sem exibir #NOME? nas células, leia este artigo aqui.

 

Espero que gostem. Na próxima dica ensino como corrigir o erro #NULO!.

 

Se gostarem, comentem e compartilhem com seus amigos pelo twitter, facebook, Google+, ok!

 

Um Abraço.