Olá pessoas EXCELentes!!!

Para continuarmos a série de dicas sobre correção de erros, vou falar sobre a mensagem de erro #NÚM!.

Veja todos as dicas desta série:

Parte 1 – Erro #N/D
Parte 2 – Erro #VALOR!
Parte 3 – Erro #REF!
Parte 4 – Erro #DIV/0!
Parte 5 – Erro #NÚM! (Aprenderemos agora!)
Parte 6 – Erro #NOME?
Parte 7 – Erro #NULO!

 

O que significa #NÚM!

O tipo de erro #NÚM! ocorre quando são encontrados valores numéricos inválidos numa fórmula.

Ou seja, se um número fornecido na fórmula não for compatível com o valor exigido para aquela função, a mensagem de erro #NÚM! será exibida. Há, também, a possibilidade de gerar este erro caso o resultado retornado pela fórmula seja muito pequeno ou grande, extrapolando, assim, os limites do Excel.

Um exemplo de quando seria gerado o erro #NÚM! poderia ser descrito numa fórmula simples do tipo:

= DIA(-1) // Resultado: #NÚM!

Um uso correto da fórmula acima seria informar um valor numérico de data (Data Serial) para retornar apenas o dia desta data, por exemplo, DIA(HOJE()). Como não existe um valor serial -1, gera-se o erro de número inválido.

Outro caso também seria se sua fórmula retornasse um valor muito alto… mas, muito alto mesmo, do tipo mais de 308 zeros. =)
De acordo com a documentação do Excel o limite seria entre -1*10307 e 1*10307. Eu testei esses valores e consegui simular o erro apenas a partir da potência 309. Veja:

=1*POTÊNCIA(10;309) // Resultado: #NÚM!

 

Como solucionar?


Vejamos como podemos corrigir o erro de número inválido na fórmula.

  • Corrija os valores para que estejam dentro dos limites suportados pelo Excel. Como falei, os valores numéricos devem estar entre -1 x 10307 e 1 x 10307.
  • Digite apenas números válidos nos argumentos das funções. Veja quais valores são suportados pele fórmula que você vai usar.

 

Com estas ações, você poderá corrigir possíveis erros na digitação de suas fórmulas. Se o caso, não for passível de correção, ou seja, um erro seja esperado ou previsto no retorno de sua fórmula, mas, você quer tratar este erro para que sua planilha fique mais elegante, sem exibir #NÚM! nas células, leia este artigo aqui.

 

Espero que gostem. Na próxima dica ensino como corrigir o erro #NOME?.

 

Se gostarem, comentem e compartilhem com seus amigos pelo twitter, facebook, Google+, ok!

 

Um Abraço.