Certa vez um leitor perguntou-me a respeito do Excel não diferenciar os valores da célula quando este for 0 (zero) ou for uma seqüência vazia (célula vazia).

Ele disse:
Estou com a seguinte dúvida: Não consigo fazer com que uma célula diferencie 0 de vazio, quando copiado de outra célula. Exemplo: digito em E1, C1=A1 e tanto faz se A1 está vazia ou com 0 o valor retornado é sempre 0.

Algumas perguntas que permeiam este tema são: Existe uma fórmula para diferenciar valor 0 (zero) de seqüência vazia? Como identificar se valor da célula é 0 ou vazio?

Enfim, quando escrevemos uma fórmula que faça referência a qualquer célula vazia o resultado retornado será 0. Faça um teste:

Digite 0 na célula A1. Em seguida, digite na célula B1 a seguinte fórmula:

= A1

Perceba que o resultado da fórmula é 0 (zero).

Agora, apague o conteúdo da célula A1, não escreva nada nela. Veja o resultado da célula B1. Incrível! Continua zero.

Bem. Isso não é um problema, pois não influencia em cálculos, visto que, zero e nada, são a mesma coisa para efeito de operações matemáticas. Dependendo da formatação, tipo moeda, por exemplo, aparece um traço se for zero, mas neste texto ensino como remover aquele tracinho.

Mas, quando há necessidade de comparações textuais, por exemplo, ou de análise de informações diversas, como era o caso do leitor citado acima, isso faria uma grande diferença. Digamos que se queira comparar valores em duas células. Um deles (A1) possui o valor zero e o outro (B1) não foi informado, portanto a célula está vazia. Se fizermos uma comparação simples do tipo A1=B1, ela falhará, pois retornará VERDADEIRO, porque nesta comparação 0=vazio (zero é igual à célula vazia). A comparação não poderia ser verdadeira pelo fato de que ainda falta um dado a ser informado em B1, o que deveria ser sinalizado na fórmula para uma possível tomada de ação do analista daquela planilha.

Como resolver isto de maneira simples? Isto é o que eu vou dizer para vocês agora.Quem já ouviu falar nas fórmulas de Informações existentes no Excel? Pois é, vamos nos auxiliar de uma delas para nos ajudar. Vamos utilizar a função ÉCEL.VAZIA. A propósito, indico um Curso de Excel expetacular, onde você aprenderá ótimas referências para usar no dia a dia.

Esta fórmula, ÉCEL.VAZIA, tem um retorno binário, ou seja, retorna Verdadeiro ou Falso, se a célula que estiver sendo analisada tiver algum conteúdo.

Construiremos nossa fórmula tendo em vista que nosso algoritmo deverá analisar se o conteúdo da célula é vazio, se for, ele retorne uma seqüência de comprimento nulo, caso contrário, ele retorne o próprio conteúdo da célula analisada.

Ou seja, o algoritmo:

SE Célula é vazia ENTÃO

Escreva “”

SENÃO

Escreva o conteúdo desta Célula

Traduzindo para uma fórmula no Excel, teremos:

=SE(ÉCÉL.VAZIA(A1);”";A1)

Note que se você digitar qualquer valor em A1, inclusive 0 (zero) irá retornar este valor. Mas, se você apagar o conteúdo de A1, ou seja, a célula fica vazia, será retornado pela fórmula o valor vazio (“”) e não 0 (zero) como disse no início deste artigo.

Funcionou!

Agora para fazer a comparação de valores como foi sugerido ao iniciar esta matéria, faça o seguinte para comparar A1 e B1:

=SE(ÉCÉL.VAZIA(A1);”";A1)=SE(ÉCÉL.VAZIA(B1);”";B1)

Espero que esta dica simples possa salvá-los em algum momento de um possível stress. Faça o download do arquivo no final deste artigo e aproveite para

Abraço.

Antes de efetuar o download do arquivo de exemplo, convido você a socializar conosco.

Escolha uma das opções abaixo. Seguir no twitter, assinar nossa Newsletter...

Isso nos ajuda na divulgação do site e te permite ficar sempre atualizado das novidades. Fico muito grato pela sua colaboração.

Digite seu email:

Você receberá um email para ativar o cadastro, ok!