Oi amigos, quanto tempo!!!

Tenho trabalhado bastante e estudado muito também. Aos poucos vou respondendo seus coments aqui no blog e postando novas matérias. Obrigado pela presença de vocês aqui. Muito incentiva meu trabalho e anima a escrever mais.

Hoje, mais uma dica rápida que facilita nossos projetos do dia a dia. Quando queremos inserir uma numeração em uma lista de produtos podemos escrever número por número a cada linha. Ou, se não quisermos nos fadigar tanto, podemos clicar na alça inferior da célula, pressionar CTRL e arrastar com o mouse para baixo. Ou, ainda, digitar os dois primeiros números sequenciais da lista, selecioná-los e clicar na alça da célula arrastando-a para baixo.

Bem, utilizando-se os modos citados acima, conseguiremos nosso resultado, mas teremos que fazer manualmente, sempre, e verificando se todas as linhas contém itens listados. E ainda, o inconveniente de que, se eliminarmos ou adicionarmos um item da lista, inserindo ou excluindo uma linha, teremos que refazer toda a numeração desta listagem. Imaginem uma pequena lista de 50 mil itens, por exemplo!

Para isso, disponibilizo a vocês, uma fórmula que insere esta numeração na sua listagem, de forma automática e dinâmica, ou seja, se uma linha for eliminada ou adicionada na planilha, a numeração é instantaneamente reposicionada. Além de, com esta fórmula, os números só serão exibidos se algum item estiver listado na tabela. Muito bom, né?!

A fórmula é:

=SE(TIRAR(B1)<> “”;CONT.VALORES($B$1:B1) & “.”; “”)

Supondo que sua coluna de numeração esteja na coluna A e sua listagem de itens na coluna B, iniciando na célula B1, coloque esta fórmula na célula A1 e copie nas demais linhas da coluna A.

Então é isso. Abração.