Olá amigos.

O Excel é tão poderoso que por muitas vezes esquecemos de suas funcionalidades mais simples. Estas soluções mais simples é que muitas vezes salvam nossos projetos. Não é raro precisarmos de algo tão simples para resolver nossos problemas. Contudo, esquecemos das benditas funções nativas do Excel. Algumas destas funções, vou mostrar hoje a vocês neste artigo.

É comum possuirmos uma planilha com tantas informações e com tantos dados diferentes que, por vezes, torna-se humanamente impossível contar seu valores, ou contar quantas vezes aparecem numa listagem, ou ainda, quantas espaços vazios ainda possui para entrar novos dados. E daí por diante.

Outra forma de contagem que muitos usuários precisam recorrer é contar as células pela sua cor. Isto explico neste outro artigo aqui.

Então. Apresento-vos hoje, algo extremamente simples, porém imensamente funcional. Anote aí:

  • CONT.VALORES
  • CONTAR.VAZIO
  • CONT.SE
  • CONT.NÚM

Bom. Vamos então ao exemplo prático de como utilizar estas fórmulas. E de quebra uma ajudinha em formatação condicional também.

Supondo que tenhamos uma relação de participantes de um determinado curso. Nessa listagem teremos uma coluna com o nome dos participantes e outra com a informação se ele já efetuou o pagamento da matrícula no curso.

O que queremos que o Excel nos informe é:

  1. Quantos participantes já estão inscritos?
  2. Quantos participantes ainda não pagaram a matrícula?
  3. Quantas vagas ainda estão disponíveis?

A planilha deve ficar mais ou menos assim, como na figura abaixo.

Para responder a  primeira questão acima, “Quantos participantes já estão inscritos?“, clique na célula onde deseja que seja exibido o resultado. Para nosso exemplo, selecione a célula “F2″ e digite a fórmula:

=CONT.VALORES(B2:B21)

Onde, “B2:B21“, corresponde ao intervalo na planilha onde serão listados os nomes dos participantes do curso.

Agora, para saber “Quantos participantes ainda não pagaram a matrícula?“, faça assim na célula “F3″:

=CONT.SE(C2:C21;”Não”)

Onde, “C2:C21“, corresponde ao intervalo onde está descrito quem já pagou ou ainda falta pagar a matrícula. E o termo após o “;” (ponto-e-vírgula) corresponde ao critério a ser localizado e contado.

E, por fim, para saber “Quantas vagas ainda estão disponíveis?“, digite na célula “F4″:

=CONTAR.VAZIO(B2:B21)

Fórmula esta que, no intervalo “B2:B21“, conta todas as células que ainda estão vazias.

Bem simples né.

O CONT.NUM eu não usei neste exemplo mas é bem simples. Digite, por exemplo, na célula “F6″:

=CONT.NUM(E2:F4)

Com isso, será exibido quantas das células deste intervalo possuem número.

Você pode encontrar um livro muito bom sobre Estatísticas no Excel clicando aqui.

E pra encerrar, use a formatação condicional para deixar o layout mais legível e de fácil entendimento. Vamos formatar o intervalo onde é exibido o status de pagamento de matrícula, de maneira que, seja identificado visualmente, com mais facilidade, quem ainda falta pagar.

Selecione o intervalo de C2 até C21, clique em “Formatação condicional…” no menu “Formatar“. Na condição 1, selecione “O valor da célula é“, em seguida, “igual a“, e depois digite =”Não”. Clique no botão “Formatar…” e altere a cor da fonte para “Vermelho“. Prontinho.

Então finalizo por aqui. Até a próxima, amigos.

 

 

Alguns termos aprendidos neste artigo:

CONT.NÚM Conta quantas células contêm números e também os números na lista de argumentos. Use CONT.NÚM para obter o número de entradas em um campo de número que estão em um intervalo ou matriz de números.SintaxeCONT.NÚM(valor1;valor2;…)

Valor1; valor2, …    são argumentos de 1 a 30 que contêm ou se referem a uma variedade de diferentes tipos de dados, mas somente os números são contados.

Comentários

  • Os argumentos que são números, datas ou representações de texto de número são calculados, os argumentos que são valores de erro ou texto que não podem ser traduzidos em números são ignorados.
  • Se um argumento for uma matriz ou referência, somente os números nesta matriz ou referência são calculados. Células vazias, valores lógicos, texto ou valores de erro nesta matriz ou referência são ignorados. Se você precisa calcular valores lógicos, texto ou valores de erro, utilize a função CONT.VALORES.
CONT.VALORES Calcula o número de células não vazias e os valores na lista de argumentos. Use CONT.VALORES para calcular o número de células com dados em um intervalo ou matriz.SintaxeCONT.VALORES(valor1;valor2;…)

Valor1; valor2;…    são argumentos de 1 a 30 que representam os valores que você deseja calcular. Neste caso, um valor é qualquer tipo de informações, incluindo texto vazio (“”), mas não incluindo células em branco. Se um argumento for uma matriz ou referência, as células vazias na matriz ou referência são ignoradas. Se você não precisa calcular valores lógicos, texto ou valores de erro, utilize a função CONT.NÚM

CONTAR.VAZIO Conta o número de células vazias no intervalo especificado.SintaxeCONTAR.VAZIO(intervalo)

Intervalo    é o intervalo no qual se deseja contar as células em branco.

Comentários

Células com fórmulas que retornam “” (texto vazio) também são contadas. Células com valores nulos não são contadas.

CONT.SE Calcula o número de células não vazias em um intervalo que corresponde a determinados critérios.SintaxeCONT.SE(intervalo;critérios)

Intervalo    é o intervalo de células no qual se deseja contar células não vazias.

Critérios    é o critério na forma de um número, expressão ou texto que define quais células serão contadas. Por exemplo, os critérios podem ser expressos como 32, “32″, “>32″, “maçãs”.

Antes de efetuar o download do arquivo de exemplo, convido você a socializar conosco.

Escolha uma das opções abaixo. Seguir no twitter, assinar nossa Newsletter...

Isso nos ajuda na divulgação do site e te permite ficar sempre atualizado das novidades. Fico muito grato pela sua colaboração.

Digite seu email:

Você receberá um email para ativar o cadastro, ok!