Hoje a dica é bem simples, embora os fundamentos apresentados sejam de grande aplicabilidade na manipulação avançada do Excel.

Para desenvolvermos esse nosso projeto vamos trabalhar com fórmulas, só que são fórmulas que não são nativas do Excel, ou seja, nós é que vamos criar essas fórmulas. São as chamadas “Fórmulas Personalizadas ou Desenvolvidas pelo usuário“.

Essas fórmulas personalizadas nada mais são do que um código desenvolvido no ambiente VBA para ser chamado diretamente na célula onde queremos o resultado. Como fazer isso? Ao invés de criarmos uma macro simples através de uma subrotina (Sub) devemos criar uma função (Function). Por quê? Eu explico.

As subrotinas são macros que executam uma série de eventos porém não carregam consigo resultado algum, elas criam esses resultados e tudo mais, porém só os retorna se nós criarmos mecanismos para isso. As funções já são diferentes. Elas tem a capacidade de carregar todo o resultado calculado dentro dela. E a fórmula nada mais é do que o resultado de um cálculo em uma função.

A Função pode carregar critérios para executar seus cálculos. Um exemplo é a SOMA(A1:A4). Nessa fórmula é informado os valores presentes nas células A1, A2, A3 e A4. O cálculo é feito com base neles e o resultado é informado na célula onde a fórmula foi digitada.

Bem, é basicamente isso. No nosso exemplo prático de hoje, vamos desenvolver uma função que conte todas as células em um determinado intervalo que tenha uma cor específica. Esta é uma das várias maneiras de contar do Excel.

Abra o Ambiente Visual Basic (ALT + F11) e insira um Módulo. Digite o seguinte código nele:

Function ContaCelulaColorida(rngColorInfo As Range, Intervalo As Range) As Long
Dim rConta As Range

    For Each rConta In Intervalo.Cells
        If rConta.Interior.ColorIndex = rngColorInfo.Interior.ColorIndex Then
            ContaCelulaColorida = ContaCelulaColorida + 1
        End If
    Next

End Function

Pronto. Só isso!

Agora crie uma tabela com várias células coloridas. E crie ao lado outra tabelinha para exibir a contagem das células. Nesta tabelinha, coloque uma coluna com as cores a ser contadas e outra com o resultado da contagem. E na célula correspondente, digite a fórmula. Assim:

ContaCelulaColorida (rngColorInfo, Intervalo)

Onde:

rngColorInfo é a célula que contém a cor a ser procurada;

Intervalo é o conjunto de células coloridas que deverão ser contadas.

Sua planilha deve ficar parecida com a figura abaixo.

Post-ContandoCelulasColoridasMini

Esta dica funciona para as células que nós definimos sua cor de fundo manualmente. Existem os casos que as células são pintadas automaticamente pela formatação condicional. Quando for assim, leia este post aqui.

Espero que tenham gostado. Façam o download do arquivo de exemplo utilizado neste artigo. O link está no final desta matéria.

Um abraço a todos.

Antes de efetuar o download do arquivo de exemplo, convido você a socializar conosco.

Escolha uma das opções abaixo. Seguir no twitter, assinar nossa Newsletter...

Isso nos ajuda na divulgação do site e te permite ficar sempre atualizado das novidades. Fico muito grato pela sua colaboração.

Digite seu email:

Você receberá um email para ativar o cadastro, ok!